quarta-feira, 3 de outubro de 2012

A primeira consulta

Estava marcada para as 10 horas.
 
Levantámo-nos cedinho para fazer tudo nas calmas, sem pressas, que para stress já bastava a ansiedade da consulta em si.
 
Às 9,30h já estávamos na fila das Consultas Externas com o postal da marcação em punho.
 
A fila, apesar de longa, avançou muito rapidamente e pouco tempo depois lá estávamos nós à espera que nos chamassem para saber o nosso futuro. Nesse tempo de espera ainda nos rimos a perder, pois o sistema de som da sala de espera era péssimo e era quase impossível perceber o nome e a sala para onde as pessoas eram chamadas, o que levou a situações bastante caricatas!
 
Pelas 9,45h fomos chamados à sala de enfermagem, para a pré-consulta. Fomos recebidos por uma enfermeira (muito simpática devo dizer) que me mediu a tensão arterial, altura e peso e voltamos à divertida sala de espera.
 
Às 10 hora em ponto (!) estávamos a entrar na sala da consulta. Devo dizer que nem em clínicas particulares eu tinha visto tamanha pontualidade! Será que vai ser sempre assim? :-P

A médica que nos esperava era simpática, muito calma, fez-nos várias perguntas sobre a nossa situação enquanto ia tirando apontamentos. Viu com atenção a parafernália de exames, análises, gráficos de temperatura e sei lá o que mais eu levava... Confesso que fiquei agradavelmente surpreendida, não estava à espera que dedicasse tanta atenção a cada exame que fizemos. Na minha cabeça ela iria pedir a histero e o espermograma e pouco mais... Mas não.




Depois de ver tudo e perante os nossos olhares ansiosos lá veio o veredicto:

"Não vejo aqui nada que vos impeça de ter filhos - mas onde é que nós já ouvimos isto antes? - a histerossalpingografia e o espermograma estão normais e os gráficos de temperatura indicam que a ovulação está a ocorrer... (sim, mas então porque raios não acontece nada?!) Na minha opinião a gravidez iria acontecer naturalmente mais dia menos dia, mas... (siiiiim?...) dada a vossa idade, principalmente a sua (olhando para mim, que entretanto já fiz os tão temidos 35) não podemos ficar à espera e vamos ter que dar uma ajudinha à Mãe Natureza."

Yeeess! Ufa! Já a estava a ouvir dizer para irmos para casa tentar mais um ano... Assim sim, já estamos a caminhar em frente! "E então, Dr.ª qual é o passo seguinte?"

"Bem, para já não podemos fazer nada pois vejo pela última ecografia que o Dufine lhe provocou um enorme quisto no ovário e por isso temos que parar com a indução até este quisto desaparecer (bem,confesso que já estava à espera desta, pois já tinha espreitado o relatório da eco. Menos mal, não me mandou tomar a pílula...) Entretanto podem ir tentando pelo método natural."

Conclusão: novas análises, novas ecografias e nova consulta daqui a um mês para eventualmente decidir um plano de intervenção.
 
Ok, mais um mês para quem esperou tanto é canja!



 

1 comentário:

Nosso Sonho disse...

Olá,

É bom saber que afinal os serviços no público vão funcionando, deviam funcionar sempre assim!! Quanto aos exames que vos marcaram, sei que provavelmente querias já ter tudo mais adiantado, nós queremos que tudo passe rapidamente, mas faz parte do processo porque é importante ter o diagnóstico bem definido, para além de que se deve esgotar todas as hipóteses antes de avançar com qualquer tipo de tratamento. Nós demoramos 7 meses para fazer o 1º tratamento. Se conseguirem de forma natural, excelente!!

Boa sorte.
bjs